domingo, 11 de agosto de 2013

Sala de impressão para impressora digital


Sala de impressão, como deve ser?


Temos vários tipos de sala de impressão, instalei uma maquina onde tinha cerâmica somente na base da maquina o restante era terra, mas tenho a certeza que o cliente já colocou no restante da sala, isso foi em Cuiabá - MT.

Segue algumas dicas para a sala de impressão.

A iluminação sempre com luz fria branca, o piso com cerâmica branca ou tinta branca, para evitar alterações das cores na visualização da impressão.

Instalar o ar condicionado suficiente para climatizar a sala, não coloque a potencia muito abaixo do recomendado, pois ele fica ligado o tempo inteiro, parecendo uma geladeira aberta, sempre gastando energia. O ar é para climatizar a sala e não gelar a impressora, alguns ar condicionados tem as aletas e ficam fazendo swing, ou seja, movimenta para cima e para baixo, isso faz com que os aquecedores se resfriam e a todo momento ao enviar a impressão tem que esperar aquecer para depois começar a imprimir ( Roland, Mimaki e Mutoh), sem falar que o ar pega por debaixo da cabeça a impressão fica esfumaçada e falhando, a maquina toda esfumaçada de tinta, principalmente onde ela faz o purgue.

Link para calculo da potencia do ar condicionado http://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu

O exaustor de suma importância, pois, faz o ar circular de dentro para fora da sala, levando as partículas de solvente para fora da sala, o exaustor podemos colocar igual uma coifa de cozinha em cima da maquina, se não for possível podemos coloca-lo embutido na parede jogando o ar para fora, colocamos o exaustor na parte de cima na parede, no canto oposto do ar condicionado.


Coifa para colocar em cima da maquina
Coifa para colocar na parede

Manter a porta sempre fechada é muito importante, pois, economiza energia e a sala sempre fica climatizada, vejo em vários clientes, porta aberta e janela aberta, temos que fazer do ambiente o mais agradável possível e com baixo odor. Podemos colocar molas nas portas ou criar uma porta com cortina de ar ou fazer uma porta com tiras de lona ou PVC.


Cortinas de ar
Cortina de PVC




Lembrando que a temperatura tem que ficar entre 21° e 24°C e a umidade do ar entre 40% e 70%.

O melhor lugar para armazenar as mídias é na sala de impressão, pois, elas também precisam de uma temperatura ideal de armazenagem, ou seja, ambiente climatizado.   

2 comentários: