quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Impressoras Roland, Cabeça de impressão riscada o que pode ser?

O que pode riscar uma cabeça de impressão.




Varias coisas podem riscar uma cabeça de impressão, mas a que mais deparo em campo nas Roland e em outras maquinas que usam o clamp que serve para abaixar a mídia no inicio e no fim da impressora, esse é o maior culpado em riscar as cabeças de impressão.

Segue algumas fotos para mostrar e entender o que ocorre com as cabeças de impressão. Esses modelos clamp são os usados em impressoras Roland, mas fica fácil de entender de qual peça que trata o assunto.






O clamp menor que vem nas impressoras Roland que tem recorte, esse é o culpado por tantos riscos nas cabeças, uma forma de amenizar esse defeito é retirar essa parte da frente que faz uma volta para cima, essa parte quando colocamos alguma mídia enrugada nas extremidades ela levanta o clamp e fica passando na cabeça, fazendo riscos na extremidade da cabeça deflexionando os jatos, com isso desviando os jatos, causando esfumaçamento na impressão, riscos na impressão,  e vários defeitos relacionado a impressão.



Na parte de baixo da foto veja riscos na horizontal

Na parte de baixo da fotos veja os riscos na horizontal
Esse sobre salto no clamp que fica passando na cabeça de impressão.

Impressão deflexionada na cor preta causada pelos riscos na cabeça de impressão



Isso acontece em muitos casos quando a mídia é colocada armazenada em pé, fazendo com a parte de baixo do adesivo fique úmida e com o calor dos aquecedores ela forma ondas levantando o clamp.


46 comentários:

  1. Prezado Giovanni, o desespero trouxe-me até aqui, pois minha Roland VP540i deixou de imprimir o Cyan duma hora para outra. Parou de repente, as outras cores imprime normalmente, Black, Yellow, Magenta... será que foi a cabeça... parece que este modelo é quatro cabeças... DX4... tem algum conserto ou somente trocando... sabes de dizer valor aproximado duma cabeça Cyan... obrigado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire uma foto do teste print e me envie (34) 99141-0514

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção, devido à urgência chamei o técnico que relatou ser sujeira, trocou dois cap e voltou a imprimir... UFA!,,, foi um susto daqueles, mesmo assim vou tirar uma foto do print e lhe enviar...

      Excluir
    3. Gil Rikardo tenta puxar a tinta da cabeça cyan talvez e alguma coisa que entupiu la dentro e so retirar o tubinho que liga no cap do motorzinho que puxa a tinta com uma seringa ,

      Excluir
  2. OLa Giovanni! Sempre visito seu blog para dicas. E hoje venho para ter ajuda. Tenho uma Sp 540i, impressão tava com falhas e tinha tinta magenta no dampers amarelo, tirei ele fiz a limpeza e recoloquei, após isso não saiu mais o amarelo. fiz o teste print tambem não saiu. Fiz power full não resolveu, puxei com a seringa na mangueira e também nada de tinta. O que devo fazer? O Que você acha que poder ser? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Puxou pelo mangueira do cap?, teve muito ar? se sim você pode ter danificado a cabeça ao colocar o damper, damper não se limpa se troca.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia sr. Giovanni! Minha cabeça preta tá igual a da foto acima, quando faço test print os jatos saem todos mal direcionados. Vi um outro video seu que a cabeça estava esfumaçando e o sr. brincou um pouquinho com ela e resolveu. O sr. pode me ajudar. Minha impressora é uma Roland RS 640.

    ResponderExcluir
  5. caros senhores
    tenho uma rf-640 e ate agora não sei como introduzir o tamanho do rolo da maquina para ela me ir avisando quantos metros de papel ainda tenho para imprimir, me ajudem , obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe o manual em https://mega.nz/#!BABykKTB!RvsNVrPzrsZWHvEKaVMNgHL0CExD7hIAyAhCAPU76tg
      e de uma olhada na pagina 99 ate 101, qualquer duvida me ligue 34-991410514

      Excluir
  6. Meu cinza sai meio avermelhado e o tom de pele sai como se a pessoa da foto tenha acabado de tomar sol? fica avermelhada? O que pode ser?

    ResponderExcluir
  7. Perfil, qual marca e modelo da impressora?

    ResponderExcluir
  8. Roland RS 640. Tô usando o generic banner e o generic vinil do Versaworks.

    ResponderExcluir
  9. Meu cinza sai meio avermelhado e o tom de pele sai como se a pessoa da foto tenha acabado de tomar sol? fica avermelhada? O que pode ser?
    Roland RS 640. Tô usando o generic banner e o generic vinil do Versaworks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema de perfil. Pede para quem te vende a tinta ajustar isso para você, pois vender tinta envolve colocar as cores corretas.

      Excluir
  10. Bom dia Giovanni, a minha sp-540-v ta com dificuldade de reconhecer o temanho do material, ta dando erro invalid left e pós, o que poderia ser??? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema eletrônico, você gasta em torno de R$ 120,00 com peça, pede um tecnico de confiança para te atender.

      Excluir
  11. bom dia meu nome e iarlison tenho uma maquina de impressão cabeça dx7 mais o preto ta tipo fumacando pras outras cores o q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser tinta, ou a cabeça pode ter raspado no material. De uma olhada na parte de baixo da cabeça.

      Excluir
  12. Eu tenho uma roland SC-500 ela esta esfumaçando a impressão, será que pode ser sujeira no damper? ela não é minha peguei para ver se resolvo o problema de impressão, caso eu resolva ai eu vou compra-la, o antigo dono colocava qualquer tinta uma diferente da outra, e o preto sai com uns respingo branco depois de impresso eles aparecem, como se fossem sujeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esfumaçando a impressão pode ser tinta, ou problema com a cabeça de impressão que deve ter raspado ou batido no material. Não tem nada a ver com damper.

      Excluir
  13. Boa tarde, a minha VS-640 parou de imprimir o yellow, o que pode ser??
    Ela ficou com a tinta baixa, mas não sem nada, mas mesmo colocando mais ela ainda não imprime, ele é de 8 cartucho e agora ela parou de imprimir o outro amarelo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a tinta do amarela baixou muito pode ter entrado ar na tubulação, ai podemos fazer power Full e não resolver, eu colocaria uma seringa nas mangueiras do cap e puxaria devagar a tinta pela seringa,é o mesmo sistema que coloquei no blog puxando a tinta pelo cap da Mimaki, uso um Y. Qualquer duvida me ligue.

      Excluir
    2. Bom dia, pode ter ocorrido isso mesmo, pois ela não estava puxando nada de tinta, mas consegui resolver fazendo mediun clean várias vezes, não quis fazer power full pq acho que danifica a cabeça com o tempo, fui fazendo e percebi que aos poucos começou a puxar e continuei até resolver o problema.
      Vlw pela atenção, da próxima já sei como resolver mais facilmente.

      Excluir
  14. Giovanni, sigo sempre seus videos no youtube e acho sensacional. Bem eu trabalho com uma Roland SP540V e estou com um problema intermitente. A cor preta sempre esta falhando. QUando faço o TESTPRINT, na parte baixa ele apresenta a falha, o CIANO está perfeito. Já trocamos o DUMPER, as BLADES de limpeza, e renovamos os tubos da bomba que vão para o deposito. A unica coisa que nao foi trocada foi o CAP, porque achei estranho o CIANO estar perfeito e só apresentar o defeito no BLACK. o que mais poderia ser feito ? OBS : quando utilizo a seringa para puxar a tinta, ela funciona perfeitamente, mas depois volta o problema. Outra coisa, tenho que imprimir e HIGH QUALITY, pois se colocar em STANDARD o BLACK quase não sai. TEM COMO RESOLVER ISSO...estou quase mandando trocar a cabeça. Abraços

    ResponderExcluir
  15. ola tenho uma sp 300v ela nao esta imprimindo nada sai tinta faz o processo de impressao mas nao imprime

    ResponderExcluir
  16. ola tenho uma sp 300v ela nao esta imprimindo nada sai tinta faz o processo de impressao mas nao imprime

    ResponderExcluir
  17. Olá Giovanni,
    Trabalho com uma Roland Sp540i, estamos com um problema de riscos
    na cabeça de impressão, no teste mostra desvios de jato no preto e no azul.
    A 2 Meses trocamos esta cabeça pelo mesmo problema e agora esta acontecendo de novo.
    O que pode ser? e porque somente nestas cores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ver os testes, pode ser cabeça deflexionada, ai somente troca da cabeça

      Excluir
  18. Olá, tenho uma impressora roland vs-640i, e ela esta deixando respingos no azul, mas ainda quando chegar na cor preta, alguma sugestão? meu email elisiomascarenhas@hotmail.com wpp (73) 9 9156-0791

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando foi feito sua manutenção preventiva? poderia mandar uma foto?

      Excluir
  19. Boa tarde aí pessoal ...eu sou de Cabo verde, tenho uma sp540i,com o seguinte problema.....ta riscando só no preto,já fiz varios power full mas continuou na mesma,agora não sei como fazer,alguma dica aí do que poderia ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo você fez as trocas das peças de manutenção semestrais Wiper, palheta de limpeza do Wiper e Caps? caso tenha feito e também faz a limpeza diária, creio a vida útil da sua cabeça chegou ao fim...aconselho a chamar um técnico para avaliar sua Plotter

      Excluir
  20. Boa noite giovani tudo bem e o Raimundo, assim que puder ver a fita encoder da roland vs-640 ta mto grato.

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA
    QUAL A MELHOR TIPO EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS DO COREL DRAW PARA O VERSAWORKS?
    ESTOU TENDO PROBLEMAS COM IMPRESSAO DE FOTOS QUANDO TEM TONS DE CINZA...FICA MEIO ´´AMARELADO´´
    DESDE JÁ AGRADEÇO...
    ATT
    jUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome cuidado com perfis de cores,baixe o perfil correto para cada material no site da Roland.
      Faça alguns testes, antes eu usava o perfil da imprimax para adesivo, mas a qualidade do Genérico ficou bem melhor até imprimindo no modo high speed.
      Quando tenho problemas de cores eu uso a cor da paleta Roland.
      Dessa forma pode ser exportado tanto em PDF como também em EPS.

      Excluir
  22. tenho uma roland vs 640i elata imprimindoe ta ficandoriscado

    ResponderExcluir
  23. Na minha cabeça de impressão, DX7, começou a aparecer um pó branco. Alguém sabe me dizer o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, existe a possibilidade de recuperar uma cabeça deflexionada?
    obrigado

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Geovani.. . Cabeça dx7 muito carra hoje. Alguma outra solução mais em conta? Rsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Apreciadísimo Guiovanni, Estoy desesperada y recurro a usted como último intento antes de tirar mi querida máquina. Escribo desde España. He visto muchos vídeos suyos con traductor. Tengo una Roland SP540V, tiene ya bastantes años conmigo. Me cambiaron hace 2 años un cabezal negro y nuevamente ocurre lo mismo,(solo con el netro) cuando imprime por ejemplo una letra en color negro no sale nítido, no se como explicarme mejor, le salen como si fueran unos hilos muy muy finos por toda la letra o imagen negra. Test Print correcto Ok. He realizado 4 o 5 limpiezas parful y ahora me hace mal el test print. Que puedo hacer por favor???.Los cabezales de recambio o son malos o duran muy poco?. Confío firmemente en su buen saber. Que Dios le bendiga.

    ResponderExcluir
  27. Olá... tenho a Roland SP540i- minha impressão está deflexionada na cor preta... exatamente igual da foto... depois que acontece.... não tem o que fazer apenas trocando a cabeça??

    ResponderExcluir