quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Impressora digital para sublimação




Impressão direta no tecido ou sublimação?

Muitos clientes tem duvida sobre impressão direta no tecido ou sublimação.

A impressão direta no tecido pode usar a mesma tinta que se usa para impressão em banner ou vinil, o tecido tem que ser tratado para receber tinta a base solvente e a impressão fica grossa, não se usa o tecido impresso em solvente como roupa é muito desconfortável e quente.

A impressão para sublimação, o que é? pela física, sublimação é a passagem do estado solido para o estado gasoso sem passar pelo estado liquido. A impressora pode ser pequena como as Epson de uso residencial ou as de grade formato como Roland, Epson, Mimaki, Ampla, etc., A cabeça para sublimação pode ser em alguns casos a mesma cabeça usada para impressão digital, o que muda é a tinta usada na maquina para sublimação, uma tinta a base de água, não agride o meio ambiente e seu odor é mais fraco que o solvente.

Roland RE-640
Epson pequeno formato


A impressão é feita em papel para sublimação e apos a impressão fazemos a transferência para o tecido com prensa ou calandra, a prensa faz transferência em folha solta, já a calandra faz a transferência  tanto em folha solta como em rolos, o que facilita grande tiragem de impressão.

Calandra
Prensa
Prensa Hidráulica



Tivemos uma revolução no uso de impressoras sublimáticas, quando a Epson lançou as 
SP 7700 e SP 9700, impressoras de custo moderado para compra o que abriu um mercado para varias pessoas comprarem, com isso, esse ano a Epson lançou sua impressora especifica para sublimação com a linha SureColor.

SP-9700
SureColor
                                   

Algumas grandes empresas estão exigindo que a comunicação interna que antes era feito com banner de lona seja feito agora com banner de tecido, economizando dinheiro e reduzindo o impacto no meio ambiente.

É um mercado em crescimento e aberto para varias ideias, procure saber mais e entre nesse mercado.

Mercado que usa sublimação: Comunicação visual, brindes, confecção, malharia, outdoor, decoração, comercio de tecidos e vários outros.

Exemplos de material em sublimação

2 comentários:

  1. Parabéns, estou gostando bastante das dicas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, e isso que estavamos precisando, para tirar nossas duvidas... Parabéns.

    ResponderExcluir