sábado, 5 de julho de 2014

Impressão Digital - Adesivos - Como funcionam

Impressão Digital - Adesivos o que usar e quando usar.


Hoje temos no mercado varias marcas de adesivos com vários preços, os de primeira linha e os promocionais. Varias marcas no mercado como as mais conceituadas como as menos lembradas.

Como as mais lembradas temos :



 

Temos adesivos com espessura do filme de 0,10mm de 0,08mm, de 0.06mm, e com espessura do papel de 0,14mm de 0,10mm e por ai vai

Composição e método de fabricação do adesivo Cast e Calandrado.

Cast é feito com mais tecnologia onde sua espessura e determinado por uma lamina onde joga o filme em estado liquido.

Calandrado, é feito onde sua espessura é determinado pelos diversos rolos por onde passa o filme, esse tipo de adesivo tem o efeito memoria ocasionado pelo processo de fabricação, o adesivo pode encolher depois de aplicado.

Temos os adesivos monoméricos e poliméricos.

Os melhores adesivos são os Cast poliméricos, usados para adesivar frotas de veículos e onde se requer uma maior durabilidade e melhor qualidade no trabalho, por isso seu preço é mais alto.

Os adesivos Calandrados e poliméricos, são os adesivos que ficam entre os cast e os calandrados promocionais, são adesivos de melhor performance e melhor qualidade mas com um preço mais acessível, podendo ser usados para adesivar veículos com uma durabilidade de fixação menor que os Cast.

Os adesivos Calandrados monoméricos, incluem os adesivos promocionais e de espessura do filme de 0,08mm são os adesivos mais baratos e menos confiáveis.

Os adesivos promocionais quando se imprime e recorta imediatamente apos a impressão o adesivo encanoa, onde suas extremidades dobram, principalmente quando a impressão tem um "chapado" onde se deposita muita tinta .

Para amenizar o encanoamento do adesivo, sugiro que coloque uma borda branca em torno do adesivo que vai ser recortado e pede a maquina para esperar em torno de 5 minutos apos a impressão para iniciar o processo de recorte, essa função se encontra no Versa Works nas maquina Roland.

Todo adesivo calandrado tem a propriedade de encolher apos a impressão, isso ocorre pelo fato do efeito memoria, podem notar que mesmo adesivo que não foi impresso apos um tempo sem uso, ele da uma encolhida em relação ao papel.  

Forma de fabricação:


O frontal (película de PVC do vinil adesivo) é composto basicamente pelos seguintes elementos:
  • Plastificante: torna o filme flexível;
  • Pigmento: dá cor ao filme;
  • Aditivos: conferem propriedades específicas;
  • PVC: polímero de policloreto de vinila.
Além das matérias-primas, o processo de fabricação (cast ou calandrado) influencia na qualidade do vinil adesivo.

Cast (fundição)

Produz filmes de excelência, alta performance, durabilidade e flexibilidade. No processo de fabricação cast, as matérias-primas são adicionadas em ordem determinada, dentro de um recipiente. Além da sequência, elas devem ser misturadas numa velocidade controlada, em períodos demarcados, para formar uma mistura consistente. Essa mistura (líquida), conhecida como organosol, é “derramada” numa base, chamada de carregador, geralmente feito de papel.
Depois, submete-se a mistura a estufas, cuja função é evaporar os solventes da solução. Em seguida, forma-se um filme sólido (de espessura de 2 mil-milésimos de polegada), que é enrolado em bobinas, para receber o revestimento adesivo subsequente.
É o carregador que determina a textura do filme. Como o vinil é colocado nele em um estado “relaxado”, o filme acaba por oferecer grande estabilidade dimensional (baixo encolhimento).
Esse processo também permite obter películas muito finas, devido ao controlador (nivelador) de espessura. Uma característica que ajuda na conformação do produto.
Processo de fabricação cast (vinil adesivo)
Esquema da fabricação do filme cast

Calandrado

Na fabricação do calandrado, são utilizados os seguintes dispositivos em sequência:
  • Mixers (misturadores): faz a mistura (chamada de dry blend) dos componentes (pó ou líquido) que formam o laminado. As matérias-primas variam de acordo com o resultado que se deseja obter. Mas, basicamente, os elementos empregados são: PVC, plastificante, estabilizante térmico, pigmentos e aditivos.
  • Banbury (misturador que usa pressão e calor): dentro dele ocorre a gelificação. Em outras palavras: a mistura passa para o estado gelatinoso. Esse processo aplica altas temperatura e tensão. Ao fim dele, a massa fica mais uniforme, para a homogeneização do produto final.
  • Strainer (filtro/dispensador): sistema de filtragem que retém impurezas e contaminações da mistura.
  • Calandra: dispositivo composto por diversos cilindros por entre os quais passa a mistura. Nessa etapa são definidas as características do laminado, como espessura, propriedades mecânica e efeitos (brilhante, fosco ou fibra de carbono). Esses acabamentos e texturas são obtidos por meio da variação de temperatura e cisalhamento, ou por cilindros especiais (como fibra de carbono). No próprio conjunto de cilindros, ocorre também o resfriamento.
  • Embobinamento: depois de resfriado e em condições ideais, o material segue para essa etapa final, que dispõe o produto em rolos. Em seguida, eles vão para o armazenamento, em locais abertos, isentos de poeira e contaminantes. É nesse formato (bobinas) que o laminado de PVC é comercializado para os fabricantes do vinil adesivo.
 
Esquema: fabricação do calandrado (vinil adesivo0
Sequência de calandras que fazem parte do processo calandrado
O texto da forma de fabricação foi tirado da internet:
Fonte: Tekra. Artigo redigido por InfoSign e publicado originalmente no dia 14 de janeiro de 2013.
Por  em 

1 comentários:

  1. Boa noite , tenho muita duvida sobre adesivo para papel de parede. Qual o tipo de adesivo ideal.

    ResponderExcluir