sábado, 31 de maio de 2014

Impressora Digital, que tinta usar?

Impressoras Digital. Verdades e mitos de tintas Eco-Solvente e Solvente.


Quais são as cores usadas na impressão digital?

As tintas digitais são fornecidas nas quatro cores primarias: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK). A escala de cor padrão de uma tinta piezo é maior que a escala de cor convencional como as escalas SWOP ou escala Europa usadas na impressão offset ou silkscreen. Algumas impressoras usam cores adicionais como o magenta light e cian light que permitem uma melhor qualidade de impressão. A cor light tem de 12 a 15% da densidade da cor magenta ou cian e são usadas em tons de pele e para obter degrades suave. Cores secundárias como o laranja e o verde poderiam ser usados, mas limitações na tecnologia dos RIPs e na pré-impressão dificultam seu uso. Alguma impressora tem condições de imprimir com tinta branca sobre materiais escuros ou até transparentes.

                     

O que são tintas piezo SOLVENTE e como funcionam?

Solventes são presentes nas tintas digitais por três razões: Primeiro são necessários para dissolver as resinas usadas para encapsular os corantes da tinta. Sem a resina a tinta seria como um pó facilmente removível da superfície impressa. Diferentes tipos de solventes podem ser usados para dissolver as resinas plásticas, e solventes "fortes" ou "pesados" são normalmente necessários para dissolver as resinas acrílicas e vinílicas. O solvente, portanto carrega a resina e o corante num estado líquido através do sistema de entintagem (reservatório, mangueira, bombas e cabeças de impressão), as deposita na mídia e se evapora com a ajuda dos secadores presentes na maioria das impressoras, deixando um filme colorido e seco na superfície impressa. Em segundo lugar o tipo de solvente usado controla a velocidade de secagem e cura da tinta. Solventes com altas taxas de evaporação secam mais rápido e permitem maiores velocidades de impressão. Finalmente solventes determinam a aderência da imagem impressa em superfícies não porosas, como vinil (PVC). Um solvente agressivo irá dissolver a superfície, permitindo uma liga íntima com a resina e corante, e melhorando a resistência a abrasão. Já solventes mais fracos vão simplesmente depositar a resina e o corante sobre a superfície, permitindo a sua riscagem ou até remoção pela raspagem ou esfregando um pano com algum produto de limpeza ou até álcool.

Qual a diferença entre as tintas digitais SOLVENTES e as chamadas de ECOSOLVENTES?

As tintas piezo a base de solventes fortes podem ter uma maior variedade de resinas plásticas, o que torna mais fácil formular tintas com acabamento brilhante, proporcionando mais vida as cores, além de permitir uma ótima aderência numa maior gama de materiais não tratados. Imagens impressas com estas tintas tendem a ter maior resistência à abrasão e aos agentes químicos (produtos de limpeza, álcool, gasolina, etc.) de que as tintas ECOSOLVENTES. Adicionalmente, como evaporam mais rápido, podem ser impressas numa velocidade maior e requerem menos secadores. A desvantagem é que tem cheiro mais forte e são mais agressivas, podendo conter substâncias mais perigosas. As tintas ECOSOLVENTES tem menor poder de aderência e são mais limitadas quanto aos tipos de mídias que podem ser impressos. Por outro lado por usarem solventes menos agressivos, apresentam menos desgaste nas impressoras e requerem menos manutenção por parte do operador. São normalmente recomendadas para empresas que estão iniciando na área de impressão solvente ou para quem não pretende usar a impressora todo dia.


Como podemos determinar a toxicidade de uma tinta digital?

Antes de usar qualquer tinta solicite ao seu fornecedor a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ). Além de fornecer a lista dos ingredientes da tinta, a ficha relaciona os possíveis efeitos adversos à saúde humana. Adicionalmente consulte os sites www.osha.gov e www.epa.gov para se informar sobre os níveis máximos de exposição aos ingredientes listados e os requisitos de ventilação. Tintas mais baratas tendem a usar componentes menos seguros (inclusive cancerígenos) e de origem incerta. Nunca use tinta de origem incerta ou que não tenha uma FISPQ oficial; as penalidades legais são severas em caso de fiscalização. As normas de segurança Européias e Americanas são mais rígidas que as demais; evite o uso de tintas Asiáticas que não tenham FISPQ em Português. Pare de usar qualquer tinta que cause desconforto, náusea ou irritação e consulte um especialista de Segurança de Trabalho para saber se a tinta ou as condições de trabalho (ventilação e temperatura) estão adequadas.

O cheiro da tinta tem alguma relação com sua toxicidade?

O cheiro da tinta digital não tem nenhuma relação com a toxicidade; a agressividade do solvente (poder de dissolver resinas) também não esta ligada a sua toxicidade. Muitos produtos totalmente inodoros são extremamente tóxicos, como no caso do gás de cozinha, que é inodoro no seu estado natural e tem fragrâncias adicionadas a ele para torná-lo facilmente identificável, em caso de vazamento. Portanto o fato de uma tinta digital ter um cheiro mais forte que outra não a torna mais tóxica ou perigosa. Consulte a ficha técnica de ambas e compare os limites de exposição para determinar qual é mais segura.

Que cuidados precisam ser tomados ao manusear as tintas SOLVENTES?

Todos os produtos químicos devem ser manuseados com cuidado, até os usados dentro de casa como os detergentes, alvejantes e outros produtos de limpeza, que podem reagir com os seres humanos. Da mesma forma que a dona de casa usa luvas para proteger a pele dos produtos de limpeza, que podem ressecar a pele e causar dermatite, é preciso ter mecanismos de controle ao manusear tintas solventes. Estes mecanismos são: uso de luvas de borracha para evitar o contato com a pele, uso de óculos de segurança para evitar respingos nos olhos e ventilação para remover os vapores de solvente durante a impressão. Um bom sistema de ventilação que renove o ar 10 vezes por hora é normalmente suficiente para garantir um ambiente de trabalho seguro (assumindo a inexistência de produtos perigosos na tinta).

                                            

O que fazer com os resíduos?

Os resíduos de tinta e solvente, assim como os vasilhames, estopa, e qualquer produto que esteja em contato com a tinta, devem ser descartados de forma a não contaminar o meio ambiente. As sobras de tinta, assim como o solvente usado na limpeza, devem ser acondicionados em recipientes bem fechados e longe do calor ou fontes de faíscas. Perante a lei, tanto o usuário como o fornecedor da tinta são responsáveis pelo seu descarte seguro, assim como pelos vasilhames e cartuchos usados. Contate seu fornecedor para se informar dos procedimentos de devolução para reprocessamento e descarte dos resíduos tóxicos.

Existe alternativa às tintas digitais com base de SOLVENTE?

As tintas digitais a base de solvente estão sendo continuamente reformuladas para reduzir a sua toxicidade e torná-las mais seguras. No estágio atual da tecnologia não existe um substituto econômico e confiável. As tintas digitais a base de água, mais seguras, não têm a durabilidade e resistência das tintas solvente e tem problemas de aderência nas lonas vinílicas e películas de PVC. As tintas digitais com cura ultravioleta aparentam ter as melhores condições de substituir as tintas à base de solvente, mas ainda apresenta problemas de aderência e flexibilidade. São muito usadas para impressão em suportes rígidos, mas seu custo mais alto ainda limita seu uso.

O que desgasta uma cabeça de impressão?

As cabeças piezo elétrica, as características do cristal irão mudar ao longo de um período de tempo fazendo com que a qualidade de impressão se deteriore.

As cabeças térmicas, o elemento de aquecimento pode falhar uma vez que estes são ligados e desligados centenas de milhares de vezes. 

Verifique o ajuste da altura da cabeça de impressão e item fundamental na obtenção de melhores resultados de qualidade, dependendo do material e da impressora a ser utilizada, quanto mais perto da mídia a qualidade será melhor, isso reduz os desvios dos jatos, tomando sempre cuidado para não colocar a cabeça riscando a mídia.

                                                                                                                                                                                                                                                                          



Texto extraído de pesquisas na Internet


























1 comentários: