domingo, 6 de abril de 2014

Perfil de cores na impressão digital

Perfil é importante ou não na impressão?


Tenho vários amigos que trabalham no mesmo ramo, segue um dos primeiros artigos sobre cor na área gráfica.

    

1. Por que precisamos gerenciar as cores?

Este artigo inicia uma série de cinco, com o objetivo de desmistificar o gerenciamento de cores. 

Para a grande maioria das pessoas, enviar um arquivo para uma impressora e ver um resultado totalmente diferente do esperado é incompreensível. Para outras é completamente natural. 

  

Na verdade, isso depende da área em que você atua. Para designers e profissionais criativos, como fotógrafos e diretores de arte, a coisa deveria funcionar e ponto. Para profissionais de artes gráficas, que geralmente são muito mais técnicos do que criativos, isso simplesmente faz sentido. Entretanto, um grande número de profissionais hoje em dia ainda não entende o que acontece por trás da cortina. 

Com o crescimento do número de diferentes periféricos digitais na vida profissional gráfica, descobriu-se que nem mesmo impressoras ou monitores da mesma marca, ano de fabricação ou modelo têm exatamente as mesmas características de reprodução. Foi por isso que um grupo de empresas criou o famoso ICC, abreviação para International Color Consortium (Consórcio Internacional da Cor). Esse consórcio, fundado por empresas como Adobe, Apple, Agfa e Kodak, entre outras, criou uma linguagem padrão para que os computadores pudessem reproduzir e captar cores corretamente em diferentes periféricos. Essa linguagem é o gerenciamento de cores e, dentro dela, os diferentes "dicionários" são os perfis ICC. 

   

Também não podemos simplesmente achar que os perfis ICC são a solução para todos os problemas de cor, porque temos que considerar que na indústria gráfica o número de variáveis é extremamente grande. 

O controle de processo deve estar cada dia mais aprimorado para garantir o perfeito funcionamento do fluxo de trabalho. Portanto, a consciência de gerenciamento de cores deve ser muito mais ampla e atingir o que chamamos de 4 P’s da indústria gráfica, projeto gráfico, pré impressão, impressão (printing) e pós-impressão. Conhecer como uma impressora (seja ela qual for) reproduz cor é essencial para iniciar um processo de gerenciamento de cores, e para isso o uso de um simples densitômetro é fundamental.

Da mesma forma que linearizamos uma prova digital ou impressora de grande formato, devemos sempre linearizar uma máquina impressora seja ela plana ou rotativa. Na grande maioria dos softwares gráficos utilizados nos mercados já citados, os profissionais recebem e criam imagens e cores em alguns modelos de espaços de cor bastante conhecidos. São eles: RGB, CMYK, Hexadecimal (internet) e L*a*b*. Você pode estar pensando agora: "Então é por isso que as cores do meu monitor não saem iguais às cores da minha impressora, certo?" Na realidade, não. 

     

Os periféricos reproduzem cores de maneira diferente, independentemente se possuem o mesmo modelo de espaço de cor ou não. Faça o seguinte teste: crie dois arquivos iguais com o espaço de cor RGB um perfil qualquer no seu programa favorito para tratamento de imagens e pinte a cor do fundo com os valores de R = 155, G = 50 e B = 150. Pegue um dos arquivos e o abra em outro monitor. Se a cor estiver diferente, um dos monitores (ou ambos) está descalibrado. Se você fizer o mesmo teste com valores CMYK para sua
impressora de prova ou de grande formato, ou mesmo impressão offset, vai perceber que precisa de ajuda, e muitas vezes, profissionais do mercado corrigem essas diferenças manualmente através do método tentativa e erro, o que não é nada produtivo nem tampouco econômico. 

Material retirado do site da Coralis.    

Enviado pelo meu amigo Lidio Morata


6 comentários:

  1. No Versaworks, no Menu Qualidade > Propriedades de Gestão de Cor. Como faço para saber mais detalhado o significados dos Métodos Perceptual, Colorimétrico, Saturado....???

    ResponderExcluir
  2. Abra o Versa Workes, vá em Ajuda - Mostrar Ajuda, lá você encontra essa informação

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de contratar alguem para criar um perfil para tinta que uso

    ResponderExcluir
  4. Os meus ficheiros que mando para o versaworks, as cores não saem bem o vermelho sai castanho alguém me ajude

    ResponderExcluir
  5. Olá. Quando imprimo Imagem com FOTOS, ela sai borrada,turva parecendo contornos.. alguém poderia me auxiliar??

    ResponderExcluir
  6. Alguém aí sabe a configuração para imprimir em adesivo refletivel Empesol - minha maquina é uma SP 540V

    ResponderExcluir