sábado, 10 de agosto de 2013

Falha de impressão

Porque as cabeças falham durante a impressão?


Estou navegando em algumas paginas da internet e vejo que vários impressores se questionam por que as cabeças falham durante a impressão, segue abaixo alguns tópicos para serem verificados:

1) A sala de impressão, principalmente com impressoras grandes de 2,5 mts acima tem uma alta sensibilidade a temperatura, por isso a sala tem que ser climatizada, temperatura em torno de 21º a 24º C  e umidade do ar entre 40% a 60%.



2) Aterramento da maquina, muito importante, pois a cabeça em seu funcionamento gera uma estática muito grande, por isso a maquina tem que estar aterrada, evitando assim, que a cabeça começa a esfumaçar ou criar bolhas de tinta em sua superfície, impedindo que os jatos de tinta saiam corretamente. A estática gerada pela lona ou adesivo ( quando você está perto da lona ou do vinil, os pelos do seu braço levantam? isso é estática) também pode influenciar no processo de jateamento da cabeça, um aterramento eficiente resolve esse problema. Aterramento correto menor que 5 ohms, chame um técnico para fazer a medição ou uma maneira fácil de verificar se pelo menos existe terra em sua instalação elétrica, de uma olhada em http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/como-fazer-medicao-aterramento/ .



3) Qual a tinta usada?, esse item é o que mais influencia na sua impressão, procure tintas de procedência, com suporte técnico e responsabilidade por parte do revendedor da tinta, temos tintas de vários valores e procedências, preço é inversamente proporcional a qualidade, pense bem nisso. 

4) Velocidade de impressão, você não tem a mesma alimentação de tinta na impressão em 02 passadas como na impressão em 6 passadas, veja se sua maquina trabalha bem em numero de passadas menores, pois a alimentação da tinta para a cabeça aumenta quando você diminui a quantidade de passadas, quando menos o numero de passadas maior o numero de disparo da cabeça.

5) Em maquinas maiores com cabeças XAAR, Seiko, Spectra, Konica, Ricoh, podemos determinar a altura do sub tanque, ele também pode influenciar na falta ou excesso de tinta nas cabeças e verificar a voltagem correta da cabeça, veja o programa de gerenciamento da sua impressora como funciona, ou se esse valor pode ser alterado em alguma placa de controle das cabeças. Temos uma regra visual para determinar se aumentamos ou abaixamos a tensão, veja se no momento em que começou a riscar tem bolhas de tinta na parte de baixo da cabeça, se houver a tensão está alta se não houver a tensão está baixa, vai alterando a tensão e veja se melhora o tempo entre as limpezas da cabeça.


Placa de controle das cabeças
Sub Tanque 


As regras acima valem para cabeças em bom estado, para verificar, de uma boa limpeza nas cabeças e faça um test print e verifique o estado das cabeças.
     

13 comentários:

  1. Obrigado por essas informações, trouxeram muitos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  2. As cabeças da minha máquina são do tipo seiko 510 35 pl, Estou tendo problemas de instabilidade na impressão, tem dias em que imprime normalmente, mas tem dias que é preciso efetuar a limpeza das cabeças várias vezes ao longo da impressão, algumas vezes começa a falhar na primeira passada as vezes falha na última, as vezes seca completamente no início da passada mas volta normalmente em seguida, você teria um diagnóstico? Cabeças, placa, cabos?...

    ResponderExcluir
  3. Muito util suas dicas valeu um abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito util suas dicas valeu um abraço

    ResponderExcluir
  5. estou com este problema, ja troquei tudo menos o adaptador da cabeça , axa que pode ser isso?
    sintomas: ele tem sinta fluindo mais parece que não é o suficiente fica idema foto deposi de 20 cm impressa

    ResponderExcluir
  6. estou com problema de esfumaçar a cabeça do margenta. ja tentei alterar a voltagem pra mais e pra menos e nada de parar. quando aumento a voltagem até diminui um pouco o esfumaçamento mas a impressao começa a ficar fraca. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marca e modelo da maquina? Pode ser que a cabeça está com os nozzles deflexionados.

      Excluir
  7. boa tarde
    tem alguma forma de regular a voltagem das cabeças da roland sp540i

    ResponderExcluir
  8. na minha cabeça DX7 esta dando falta de tinta durante a impressão na magenta... já troquei os dumpers mais a falha continua.
    estou perdendo muito material....

    ja verifiquei temperatura ambiente e aterramento e a tinta é a indicada pelo fabricante...

    se alguém me puder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com esse mesmo problema, troquei damper, cap, estação de limpeza, wiper, verifiquei o aterramento e detalhe, a cabeça tem apenas meses de uso. Se você já conseguiu resolver o seu problema me avisa como. Agradeço, um abraço.

      Excluir
    2. Como você já mexeu em vários itens, acho melhor chamar um bom técnico.

      Excluir
  9. a minha estava com esse problema, resolvi ajustando o capstation, talvez o acoplamento para sucção não esteja bom

    ResponderExcluir