sábado, 31 de agosto de 2013

Defeitos em fachadas impressas com impressora digital.

Economizar em tinta ou mídia, até que ponto compensa?


Fui convidado a dar uma volta com um cliente para ver o motivo das fachadas dele estarem desbotando, manchando com certa facilidade.

Visitei quatro fachadas que ele imprimiu para ver o defeito de cada uma e dar a solução.

1) A primeira fachada estava impressa com uma cor laranja e apresentou riscos na vertical e manchas na horizontal, detectei onde estavam os riscos na vertical falha na impressão, o impressor viu que a maquina falhou a impressão causando riscos, fez uma limpeza das cabeças e depois continuou a imprimir, essa mesma falha se apresentou em outros pontos da impressão, como a maquina é assistida o impressor não teve a atenção necessária ao longo da impressão.

Sobre a mancha esbranquiçada na horizontal a lona estava com defeito (lona barata).


Fachada com falhas de impressão na vertical


2) A segunda fachada apresentava manchas escuras na vertical em vários pontos da fachada, verifiquei que a cantoneira da parte de cima foi mal colocada e que a água da chuva estava escorrendo através dela, passando pelo metalon os riscos de ferrugem estavam no mesmo alinhamento onde foi furado o metalon e colocado os fixadores da lona, nesse ponto a pintura de fundo do metalon não foi bem aplicado e apos a aplicação do fundo não foi aplicado nenhuma tinta para proteção da estrutura da fachada, comprometendo assim a visualização da fachada.    

Fachada com muito degrade e com manchas de ferrugem na parte de cima, vai esbranquiçar rápida e as manchas escuras vão aumentar, poderiam ter colocado uma cantoneira na parte de cima e aplicar o verniz


3) A terceira fachada apresentava manchas brancas escorridas na vertical, no mesmo alinhamento onde as letras eram brancas, foi identificado uma qualidade de lona duvidosa (lona barata).


Fachada com manchas brancas saindo de onde não foi colocado tinta, das partes brancas, poderia ser resolvida com aplicação de verniz


Onde não se tem impressão na fachada a lona fica "crua" ou seja sem nenhuma proteção, o risco de haver as manchas brancas nesse lugar são altos, pois onde tem tinta ela da uma "grudada" na lona evitando essas manchas brancas, passe verniz na fachada, alem de dar uma proteção a mais evita esse tipo de defeito.

Fachada com manchas brancas falta de verniz  e falta de cantoneira na parte de cima 


4) A quarta fachada estava desbotando, nessa fachada a arte era muito bonita, cheia de degrede em amarelo e cinza, as piores cores para uma fachada, para se fazer um degrade as maquinas de grande formato usam o branco da lona como cor para dar a sensação de um degrade, com isso se deposita pouca tinta na lona e onde se tem pouca tinta depositada logo aparece um desbotamento indesejado.

Fachada era amarela, ficou branca, mostra pouca tinta e pouca passada, o verniz ajudaria a durar mais

Depois de visitar as fachadas fui no cliente, a impressora é uma Ampla Targa Plus 3208 cabeça XAAR 128/200 de 80 picolitros, o programa de rip é o Color Print e o programa da impressora é o Print Control.

No Color Print a configuração estava com o ink limit em 220 e 4 passadas, no Print Control estava em 6 passadas, uma configuração não batia com a outra ocasionando linhas entre as passadas, configurei o ink limit para fachadas em 350 e 6 passadas e o Print Control deixei configurado em 6 passadas, as linhas entre passadas sumiram.

Conversei com os montadores sobre o fundo aplicado no metalon e sobre a pintura apos esse fundo, era aplicado somente o fundo, vi que onde se furava para colocar os fixadores da lona não tinha nenhuma proteção, ocasionando a ferrugem.

Sobre a aplicação do verniz, fui informado que aumentaria o custo por metro quadrado em 
R$ 3,00, o cliente achava caro.

Infelizmente onde se vende preço não se vende qualidade, onde não tem qualidade faz mais de uma vez, 

Qual é mais caro, fazer uma vez ou varias vezes o mesmo serviço?    

8 comentários:

  1. excelente informação..obrigado giovanni

    abraço rafael itajuba

    ResponderExcluir
  2. Informações muito úteis e esclarecedoras, obrigado Giovanni

    ResponderExcluir
  3. Olá Giovanni, tudo bem? Tenho uma Roland versacamm sp 540 i zero-bala (seis meses de uso). No mês passado deu pau na cabeça preta e azul (A garantia Roland trocou). Melhorou, mas essa semana as impressões estão todas com linha horizontal, quer em alta ou baixa resolução. Tanto faz em lona ou adesivo, a mesma coisa. Após todos os testes, limpeza pesada, não melhorou nada. Outra coisa...só uso tinta original da Roland (cara pra burro). O que pode ser?? Dá uma luz pra mim!!
    Vitor - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor bom dia, favor me envia uma foto do defeito para meu Whatsapp (34) 91410514

      Excluir
  4. Uso uma impressora PRISMAJET FP 3204S e estou com um problema que não consigo resolver: algumas das minhas impressões estão falhando ao axecutar o degrade, imprimindo linhas coloridas ou nem executando o degrade. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma vs640... uso ela a 3 anos e nunca deu problema... mas esta semana começou a fazer umas linhas pretas na vertical (ao contrario da impressão da cabeça).... me disseram que pode ser mal contato no flat... sabe como posso resolver?

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho uma vs640... uso ela a 3 anos e nunca deu problema... mas esta semana começou a fazer umas linhas pretas na vertical (ao contrario da impressão da cabeça).... me disseram que pode ser mal contato no flat... sabe como posso resolver?

    ResponderExcluir
  7. Aqui em São Paulo tem bastante lona desbotando. Nós aqui, além de usarmos lona de excelente qualidade, aplicamos o verniz marabu. Não cobramos do cliente. Já faz parte do processo de trabalho nosso, somente para lonas e adesivos automotivos que ficarão expostas por período prolongado. Faixas e banners promocionais não aplicamos. Mas não economizamos na tinta e nem em lona. Queremos ver a imagem pular da lona e o cliente feliz!!!

    ResponderExcluir