segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Defeito na impressão digital - Olho de Peixe

O que é Olho de Peixe 

Olho de peixe é um problema que pode levar técnicos e usuários de substituir peças sem necessidade. Há um fato que é importante lembrar a cerca de Olho de Peixe , que praticamente as impressoras nunca dão esse problema na impressão.

As razões para o Olho de Peixe são as seguintes:

Defeito na mídia.

As mídias de comunicação visual tem um defeito no revestimento que faz com que a tinta não ocupe o local determinado.
Entre em contato com o fabricante ou fornecedor onde a média foi comprada.

Existem substâncias estranhas na mídia. 

Na maioria das vezes os olhos de peixe são causadas por partículas suspensas no ar que se depositam na mídia antes da impressão. Verifique se a impressora não está localizado perto de um aparelho de ar condicionado ou ventilador ou esteja perto de uma porta aberta recebendo poeira, também é possível, mas menos provável, que a sujeira pode estar vindo de dentro da impressora. Não deixe de conferir o interior da impressora,etc.

Solução de problemas na impressão com Olho de Peixe.

Nós estabelecemos que há apenas duas razões que podem aparecer Olho de Peixe nas impressões. 

Manter em mente como a impressora funciona no momento da impressão. Centenas de pequenos bicos de tinta estão disparando a uma taxa necessária para dar a aparência de uma imagem. Em particular, cada dispositivo Roland passa em um ponto na mídia no mínimo quatro vezes por vários conjuntos diferentes de bicos na mesma cabeça de impressão.

Dependendo de qual modelo de impressora está sendo usada e há muita redundância para a impressora perder um único ponto (ou vários pontos individuais) durante a impressão, 
Fisicamente é praticamente impossível.

Outro componente culpado por Olho de Peixes, muitas vezes é o sistema de aquecimento, são dois ou três aquecedores em todo o comprimento de cada Impressora Roland. Qualquer mau funcionamento do sistema de aquecimento provavelmente pode ser mostrado através da largura da mídia. Quando as impressoras têm problemas no aquecimento esse problema pode dar uma entremeadas ou casca de laranja olhe para as impressões, nas áreas completamente desprovidas de cor.

Segue alguns exemplos abaixo:

Esta é uma imagem olho de peixe clássico. Você pode ver a área branca rodeada por uma área mais escura, o que indica que não tem tinta na área branca. Isso faz com que a área em torno do branco fique mais escura que a área branca.

 
 





Esta imagem mostra uma mancha branca no centro de uma área de impressão preta. A outra luz nas áreas mostradas nesta imagem  pode causar confusão, pois, eles estão imitando um olho de peixe. Isto é na verdade, um efeito casca de laranja que é a partir do perfil de impressão incompatível com a média ou sendo impressa em um ambiente onde a temperatura é muito baixa.




Nesta imagem, existem dois defeitos. Uma é um olho de peixe e o outro parece ser um traço,
uma linha com uma curva. Este tipo de defeito de impressão seria causado por uma fibra na superfície da impressão. O mesmo grão mostrado aqui como poderia ser de uma impressão acima ou casca de laranja pode ser que o ajuste bidirecional esteja incorretamente definido.



Texto extraído da Roland DGA 

4 comentários:

  1. boa tarde! tenho uma roland versa art 640 rs
    a minha impressão começou a sair sinuosa, como se fosse uma linha reta
    na vertical transformada em uma pista cheia de curvas, oque pode ser isso
    magprint@ig.com.br
    grato

    ResponderExcluir
  2. Notei esse tipo de "efeito" em cartuchos recarregados com seringa/agulha comum usando bastante pressao tanto para capturar a tinta, como para inserrir a tinta para dentro da bolsa de tinta. Notei tb que quando puxava a tinta para a seringa em alta pressáo ela faziam micro bolhas.
    Esse problema acabou qdo usei um novo cartucho selado e nao recarregado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso eu que você fez isso com os cartuchos eco sol max para aproveitar a tinta que fica remanescente nos cartuchos, quando fazemos isso temos que usar uma seringa para cada cor, pois, usando a mesma seringa temos que fazer mais vezes a retirada da tinta da seringa com o solvente e não deixamos secar o solvente por completo, puxamos a outra cor e junto contaminamos a tinta com resíduo de solvente.
      Para amenizar o efeito da pressão e das bolhas coloque o cartucho com a entrada da seringa para baixo, retire a tinta e coloque no outro cartucho que está sendo enchido com a ponta para baixo e introduza a tinta lentamente, com isso o efeito bolha vai ser amenizado e não causará esse problema de olho de peixe.

      Excluir
  3. Hello my friend im from Ny and my rolando is terrible , sorry the terrible roland

    ResponderExcluir