domingo, 2 de setembro de 2018

Durabilidade da cabeça de impressão. Por metro ou por passadas?

Velocidade de impressão e durabilidade da cabeça de impressão, mitos e fatos:


Velocidade de impressão medido por passadas como 2 pass, 4 pass, 8 pass ou até 12 pass, tem alguma relação com durabilidade da cabeça de impressão? 

Em tese a durabilidade da cabeça de impressão é medida por shots, ou seja, quantidade de disparo que a cabeça faz.




Nas impressoras Roland, Mimaki e Epson tem como imprimir o relatório informando a quantidade de disparos que a cabeça já fez, com isso temos uma real visão do uso da cabeça de impressão.


Resultado de imagem para Impressoras Roland


Quanto mais rápido se faz a impressão mais disparo a cabeça de impressão tem que fazer, é uma relação de proporcionalidade, um exemplo: Se a impressora faz 60 metros por hora em 2 pass, e em 4 pass ela faz 25 metro por hora, qual a cabeça que dura mais, a que imprime em 2 pass ou a que  imprime em 4 pass? 





Se em 01 mês a maquina de 2 pass imprime 6 horas por dia ela vai imprimir  6 x 40 = 240 x 30 = 7.200 metros por mês.

Se em 01 mês a maquina de 4 pass imprime 6 horas por dia ela vai imprimir  6 x 25 = 150 x 30 = 4.500 metros por mês. 

Se for por tempo de uso a cabeça de 4 pass dura mais, pois ele imprimiu menos metros quadrados que a cabeça que imprimiu em 2 pass.

Resultado de imagem para cabeca de impressaõ dx4    Resultado de imagem para cabeca dx5

Com isso verificamos que a durabilidade da cabeça de impressão está ligada diretamente a quantidade de metros quadrados impresso e não em quantidade de passadas que foi feito a impressão.

Mas uma coisa que não podemos esquecer, que a tinta usada na impressora tem muita responsabilidade na durabilidade da cabeça de impressão. A tinta é o produto que passa dentro da cabeça de impressão e se for de baixa qualidade é o que mais estraga a cabeça de impressão. 


10 comentários:

  1. Respostas
    1. ENTÃO MEU AMIGO TANTO FZ 2 PASSE OU 4 PASSE FOI ENTENDIL, MAS NA MINHA CABEÇA 4 PASSE DURARIA MAS, NA MINHA USO RECOMENDADO 12 PASSE VAI ME GERA PROBLEMA UAS 12 PASSE, DEMORA MAS POUCO IMPRESSAO MAS VEJO FICA MUITO BOA QUALIDADE

      Excluir
  2. Sr.Giovanni, tenho uma vp300i, e do nada a cabeça preta começou a falhar,fiz algumas limpezas em powerfull e agora não sai mais nada de tinta,quando puxo pela seringa atraves da mangueira do cap, a tinta sai,mas na hora de imprimir,não sai uma gota de preto.Cheguei a inverter os dampers(preto-azul),e o preto imprimiu normal no lugar do azul.Pela sua experiência,será que a caberça de impressão ja era?obrigado

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza tenho uma RF-640 e apresenta o ( service call 0330 ) alguém sabe que erro é esse?

    ResponderExcluir
  4. qual a possibilidade de queimar uma cabeça de impressao na roland, e se queimar a maquina reconhece?

    ResponderExcluir
  5. olá Giovani!
    minha roland Sj 1045 ex está aparecendo o erro service call 0002
    o que devo fazer?
    Pode me ajudar

    ResponderExcluir
  6. Bom dia sr. Giovanni!
    tenho uma xulli 1880, e ela não está dando Flash na cabeça, nem na limpeza que ela faz, nem manualmente pelo painel como vi um vídeo seu ensinando como fazer limpeza na xulli, mais está imprimindo bem, porem percebi que isso aconteceu depois que troquei os dampers, isso tem alguma relação! como resolver?

    ResponderExcluir
  7. Temos uma Roland XR 640. Trocamos a cabeça de impressão em 2017 e 2019. É normal? Estragou muito rápido, não ?

    ResponderExcluir