segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Impressão Digital, Diferença entre Cap e Damper, principais defeitos.

A diferença entre o cap e o damper, nas impressoras digitais.

Resultado de imagem para cap para impressoras              

Já ouvi vários questionamentos sobre defeitos de maquinas e já ouvi varias vezes que já trocaram o cap e o damper e não resolveu o problema. Começo a rir pois uma coisa não tem nada a ver com a outra, cada um tem sua função no sistema de impressão.

Damper a peça que vai conectada na parte de cima da cabeça de impressão, tem a função de estabilizar a pressão no sistema e de pré-filtro, ou seja, ela também filtra a tinta antes de entrar na cabeça de impressão.


Quando você tira a mangueira do damper nota que a tinta volta toda para o cartucho e depois quem faz a tinta voltar para o damper ou cabeça de impressão é o cap.

O cap, ele é responsável por fazer a sucção da tinta até chegar na cabeça de impressão, tem a obrigatoriedade em primeira mão de fazer a tinta sair do cartucho percorrer toda a tubulação, passar pelo damper e chegar na cabeça de impressão e quando a cabeça descansa na estação de serviço o cap tem a função de evitar a contaminação e o ressecamento da tinta na cabeça de impressão e o damper tem a obrigatoriedade de fazer essa tinta permanecer na tubulação e não voltar para o cartucho. 

 Resultado de imagem para cap DX5 com defeito    Resultado de imagem para cap DX5 com defeito

Principais defeitos no damper: Sujeira, furo, bolha de ar estufando a parede do damper e colocação de forma incorreta da mangueira no damper, ocasionando entrada de ar.


Resultado de imagem para Damper roland     

Principais defeitos no cap: Estragado, as paredes dele não consegue mais vedar e fazer pressão, mangueira entupida, nos cap de DX5 e DX7 o terceiro orifício destampado, sujeira, e as vezes a bomba com defeito e achamos que o defeito é no cap.


  
Primeira regra básica, feito a limpeza pela bomba depois faz o test print e sai falhando, provavelmente o defeito é cap, se faz a limpeza  pela bomba depois faz o test print sai normal e durante a impressão a cabeça falha provavelmente é o damper. 

  

Se o defeito não for solucionado, chame um técnico de sua confiança, o problema pode ser mais complicado.







  











9 comentários:

  1. Geovanni, onde podemos comprar damper de boa qualidade?

    ResponderExcluir
  2. Na Reilla Shop onde trabalho temos dampers originais e também paralelo, depende do cliente. Para Roland as maquinas com cabeça Gold Head recomendo os dampers originais, para cabeça DX4 tem paralelos de boa qualidade, Damper para Mimaki temos original e temo paralelos que também funcionam bem. Tel da Reilla Shop (34) 3236-5586 ou (34) 98400-6544

    ResponderExcluir
  3. bom dia Giovanni tenho uma Mimaki JV33 e ela esta entupindo durante a impressão so a cor preta ja troquei o Damper mas o problema continua, e é normal a Damper ficar so com um pouco de tinta

    Obrigado Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiei, também estou com o mesmo problema só que na cor amarela... Fiz o pedido dos dampers e também da joint valve. Aguardando chegar para fazer o teste

      Excluir
    2. Adiei, também estou com o mesmo problema só que na cor amarela... Fiz o pedido dos dampers e também da joint valve. Aguardando chegar para fazer o teste

      Excluir
    3. Aderi , são dois dampers por cor, pode ser sambem o cap que não esteja fazendo uma boa sucção no momento de puxar a tinta, ou até mesmo na cabeça de impressão, só falha uma coluna dos preto ou as duas colunas falham?

      Excluir
  4. bom dia alguem sabe como fazer o alinhamento da cabeça no cap ele esta um pouco fora

    ResponderExcluir
  5. Tenham uma boa tarde, estejam bem... além do explicado acima, existe algum teste fora da máquina que possa ser feito para testar se o DAMPER esta realizando o trabalho de estabilização de pressão, sem obrigatoriamente ter que trocá-lo?

    ResponderExcluir