domingo, 10 de novembro de 2013

Comunicação Visual, como fazer um orçamento

Orçamento. O inicio da negociação

Já vi vários tipos de orçamento, vi orçamento em guardanapo, vi orçamento em folha branca, vi orçamento em papel timbrado, vi orçamento escrito a mão ou digitado, já vi de tudo um pouco.

Um exemplo ruim 


Alguns exemplos bons

      



Vários orçamentos de fachadas somente com o valor do metro quadrado. 

Com isso tudo fui pesquisar algo mais profissional, algo impactante para o cliente, um orçamento que da margem de negociação, segue abaixo um exemplo do que colocar no seu orçamento.

Orçamento para fachadas:

Papel timbrado, isso podemos fazer no Word ou Excel, colocamos a logo da empresa na parte superior no centro e no rodapé colocamos o endereço e telefone da empresa.

Colocamos o titulo como Orçamento de fachada e colocamos o endereço onde vai ser instalada a fachada.

Abaixo descrevemos tudo o que vai ser usado na fachada: 

Metalon: Colocamos as medidas dos lados e a espessura ex: 20 x 20 x 18, onde os dois primeiros são as medidas do metalon e o ultimo a espessura, o que mostra a resistência dele e a durabilidade, quanto maior o ultimo numero mais fino ele é.


Lona: Colocamos a gramatura 440 gr ou seja 1 metro quadrado dessa lona tem 440 gramas, temos lona de 280 gr, lona de 320 gr, lona 440 gr e trama 300 x 500, 500 x 500 ou 1000 x 1000, sendo que a de gramatura maior e trama maior é a mais resistente.


Tinta: Qual a marca e durabilidade externa dada pelo fornecedor ou fabricante, muita atenção nessa hora, pois a durabilidade depende muito da lona usada, informar ao cliente sobre a aplicação de verniz, se vai ser aplicado verniz ou não.


Qual a definição da impressão: Se vai ser rodada em 4 passadas, em 6 passadas, em 8 passadas ou em 12 passadas, isso determina a qualidade de cobertura e quantidade de tinta usadas na impressão, quanto mais passadas melhor fica o trabalho e melhora muita em relação a durabilidade da impressão.


Acabamento: Fixação da lona no metalon vai ser ilhós, rebite ou parafuso brocante .As cantoneiras vão ser de qual material: inox, PVC ou chapa galvanizada.

    

Pintura da estrutura: Vai ser aplicado somente o fundo de proteção ou depois do fundo vai ser aplicado tinta.


Com essas informações o cliente vai ver sua preocupação com a qualidade e durabilidade do trabalho.

Você tem margem de negociação, você pode colocar um material de alto valor agregado, ou se o cliente te levar um orçamento do concorrente, você pode pedir especificações do material usado pelo seu concorrente e refazer seu orçamento colocando o mesmo material do concorrente, informando do risco de usar material de baixo valor agregado.  

Pode ser assim
Ou assim
   

Quando descrevemos tudo que vamos usar estamos mostrando profissionalismo, honestidade e preocupação com o trabalho, inibimos os concorrentes que somente informa o preço do metro quadrado e quer vender preço, experimente fazer dessa forma e veja o resultado.  

10 comentários:

  1. Muito bom o artigo, a preocupação com o cliente é primordial uma vez também que somos
    consumidores de produtos e serviços, e analisamos muito a sinceridade de nossos fornecedores. Parabéns!!

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  2. Gostei do artigo, mostra na prática como funciona a apresentação da proposta ao cliente.
    Nosso software para empresas de comunicação visual, trabalha com o mesmo raciocínio para formulação de Orçamentos e Ordens de serviço.

    http://superlogica.com/sign/

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    1. Seu programa a base é online ou é no próprio computador do cliente?

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  3. Parabéns pelo post, muito construtivo.

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  4. Muito bom o post para iniciantes. Quando comecei mais meu pai no ramo da comunicação não tinha essas dicas rsrs. Foi meio que nos trancos e barrancos para aprender. Hoje meus orçamentos são feitos em papel timbrado no qual vai o projetos da fachada e etc. Não trabalhamos muito com lona pois o pessoal ta se matando ai na rua em uma concorrência desleal. Especializamos em fachadas em acm e letras caixas. Tbm foi nos trancos e barrancos rsrs, quem quiser conhecer add la no face Manancial Helder ( uma foto com uma logo verde).

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    1. Muito obrigado pelo comentário, nunca é tarde para ajuntarmos conhecimento e sempre estamos aprendendo alguma coisa, sucesso nos negócios.

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  5. Maravilha,pessoas como vc é que faz a diferença em ajudar os pequeno comerciante a serem no futuro grandes empresários, parabens

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