domingo, 25 de agosto de 2013

Tinta para impressora digital, conheça a composição de tintas solvente

Qual a composição de uma tinta para impressora solvente ou eco solvente?


As tintas para impressão digital base solvente, para cabeças com tecnologia piezoeléctrico, a sua formulação é composta de 04 ingredientes básicos. (Pigmento, Resina, Solvente e Aditivos).

Pigmento:


Material sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Utilizados para conferir cor, opacidade, certas características de consistência e outros efeitos. O pigmento confere a tinta duas características muito importante:

Cor: Poder de tingimento e cor, que garante alcançar a maior gama de cores resultantes do processo de impressão.

Solidez a luz: Designa a resistência que a cor oferece, quando exposta à luz direta do Sol, à luz difusa do dia, ou à luz artificial. Quando falamos em solidez à luz isto significa dizer o mesmo que durabilidade da tinta, substrato ou da peça como um todo. Existe uma forma mundial que define a escala de solidez a luz que varia de 01 a 08 graus, sendo o valor 01 o de menor solidez e o valor 08º de maior solidez. Esta unidade é medida através de equipamentos tais como o Fade-o-meter ou Xenotest que aceleram o processo de exposição seguindo normas internacionais, como a DIN 16.525. Segundo estudos dos fabricantes de pigmento o grau 01 da escala equivale à exposição de 02 dias e o grau 08 é a projecção até 02 anos de exposição à luz solar.Vale salientar que ao desenvolver uma tinta, o fabricante pode propor um produto com elevada solidez à luz.

Resina:


A resina é responsável pelas características básicas das tintas:
       - Aplicabilidade
       - Secagem e cura
       - Durabilidade
       . Adesão
       . Resistências químicas
       . Resistências a Abrasão/Riscos
       . Flexibilidade e dureza

Solvente:


Liquido volátil, derivado do petróleo utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina.
O solvente deve ter a secagem adequada, para não secar dentro da cabeça de impressão, devendo ser incolores, estáveis e para garantir a qualidade do produto deverá ser inodoro.

Aditivos:


Ingrediente que adicionado às tintas, proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizado para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Temos:

·         . Dispersantes
·         . Espessantes
·         . Anti-sedimentantes
·         . Antiespumante
·         . Niveladores
 . Promotores de aderência


Esse tópico foi escrito por Alexandre Brito Gerente Técnico da Marabu do Brasil, sendo de sua inteira responsabilidade o conteúdo.

Obrigado, amigo Alexandre Brito.

3 comentários:

  1. É possível fabricarmos a nossa própria tinta de impressão, tão cara no comercio? Tem uma dica. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Vi uma vez, na embalagem de um kit de tintas prontas para impressora, os ingredientes utilizados. Formulação bem simples. Consiste em 4 componentes: 1- Água desmineralizada, 2- álcool isopropílico, 3- Anilina, 4- Glicerina. Mas não falavam as quantidades, vc vai ter que fazer experimentos, como eu fiz, até chegar a uma proporção razoável e q funcionou bem na minha impressora. Segue a sequência de adição dos componentes, quantidades e observações. 1- Água desmineralizada (encontrada em auto-peças) 40% 2-Alcool isopropílico (encontrado em lojas de material eletrônico) 15% 3- Anilina (corante em po encontrado em livrarias ou papelarias) este como é sólido coloque 10 gramas para fabricar 100 ml de tinta. Aqueça um pouco a água, coloque a Anilina, isto, para facilitar a dissolução da Anilina depois adicione o álcool isopropílico e por último 4- glicerina (encontrada em farmacias) 5%. A quantidade fabricada vai dar um pouco mais de 100 ml devido a Anilina ser sólida é eu não sei o quanto ela representa em porcentagem. Depois de misturar tudo, deixe a tinta descansar por 1 dia, para q qualquer resíduo sólido decantar para o fundo do recipiente. Pronto, agora é só derramar a tinta em outro recipiente lentamente, tendo o cuidado de deixar os resíduos no primeiro recipiente. Espero que se divirtam. Teste a tinta e faça mais algumas mudanças nas quantidades até ficar satisfatória pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Errei a quantidade de álcool isopropílico. E 40%, igual a água e não 15% como eu postei antes e a glicerina é 15% e não 5% como eu postei antes

    ResponderExcluir